Ontem a escolha foi passear, e aí fui com os pais e a cara metade até Alcobaça. Realiza-se anualmente e sempre por volta deste fim de semana do mês de Novembro uma mostra internacional de doces e licores conventuais. Seria igual a tantas outras se não se realiza-se no interior do Mosteiro de Alcobaça, nas suas grandes salas de tectos abobadas.
Três dessas enormes salas estavam repletas de bancadas e cada uma delas tinha doces com aspecto e de certeza palar melhor que o outro, numa delas pude ver o Chefe Silva, em pessoa. Como é óbvio foi impossível provar de tudo, tanto a nível da barriguinha como a nível económico, porque a diversidade é realmente muito muito grande. Podem comprovar pelas fotos em baixo.
De toda a visita fiquei encantada com duas coisas. Poder visitar a antiga cozinha do convento onde durante centenas de anos doces como estes terão sido confeccionados, não resisti e tirei imensas fotos deixo-vos uma para verem as dimensões da chaminé principal. E o espectáculo que foi assistir ao anoitecer nos claustros do Mosteiro. Foi simplesmente lindo!!
Chaminé principal da cozinha do Mosteiro de AlcobaçaPor lá comi um docinho de Guimarães, mas só depois de o ter comido todo é que me lembrei que não o tinha fotografado :P
No final, pensámos que não podiamos voltar para casa de mãos a abanar e então escolhemos uns docinhos que nos saltaram à vista e fizemos uma bela colheita para toda a família, a que foi e a que não pode ir e ficou em casa. Aqui está ela...
Tigeladas de Abrantes
Pastéis da Infanta
Queijinhos conventuais
Lampreias
Aconselho a estarem atentos à próxima edição.
Até breve!!!
1 comentário:
Miga, que passeio lindo!! Ainda bem que se divertiram. Obrigada pela dica, vou tentar ir para o ano!
bjs
Enviar um comentário