20 de março de 2008

O Coelhinho da Páscoa...

Este fim de semana aguarda-nos uma data assinalada no nosso calendário como sendo a Páscoa, simbolizando a ressureição de Jesus Cristo.
E é nesta altura que se oferecem, como tradição, os famosos Ovos da Páscoa. Mas porquê Ovos? E porquê o Coelhinho da Páscoa?


Depois de alguma pesquisa...
O ovo era considerado, entre os cristãos primitivos do oriente, um símbolo de ressureição e nascimento para uma nova vida. Em alguns países da Europa costumavam-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas. Desta forma a imagem do Ovo da páscoa chega até aos nossos dias.
No entanto permanece a questão, mas porquê um coelho?? Os coelhos não põem ovos!
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Assim, tanto no significado judeu quanto no cristão, a Páscoa relaciona-se com a esperança de uma vida nova e é por isso que a esta época se associa a imagem do Coelho da Páscoa e dos seus ovinhos, de preferência de chocolate =P
Uma Páscoa Feliz!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá :)
olha eu por acaso até pensava que o costume dos ovos da páscoa vinha da china, pois segundo o que eu li eles coziam os ovos envoltos em cascas de vegetais como as cebolas, e por isso eles depois ficavam com formas desenhadas na casca, e eram oferecidos na altura da primavera, mas nunca tinha percebido o porque de ser um 'coelhinho' a levar os ovos da páscoa. Agora acho que já encontrei uma explicação pertinente =)
Obrigada pelo post ;) espero que venham muitos mais destes e também que continues sempre com o "sorriso"

Amilcar, um leitor atento