25 de março de 2008

Domingo de Páscoa com Chanfana à moda da Lousã

Como de costume a Páscoa é passada em família e por isso eu e a minha família deslocámo-nos até à Lezíria Ribatejana para estarmos junto do resto da família.

Ao almoço de domingo de Páscoa houve Chanfana à moda da Lousã e para sobremesa um simples, mas saboroso bolo de chocolate decorado de acordo com a época festiva, com alguns fios de ovos e pequenos ovos de chocolate com recheio de amêndoa.

Para quem quiser experimentar a chanfana aqui deixo como fazê-lo:


Chanfana à moda da Lousã:

Ingredientes
- 1 Kg de cabra (ou carneiro);
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- 1 raminho de salsa;
- 1 folha de louro;
- 1 colher de café de pimenta moída;
- 1 colher de café de colorau;
- 1 colher de sopa mal cheia de margarina;
- 60g de banha (que não utilizámos porque a carne da cabra já é suficientemente gorda);
- 7,5 dl de vinho tinto;
- Algumas folhas de couve.


Preparação
A carne deve ser cortada e temperada com 3 dias de antecedência. Corta-se a carne e coloca-se num recipiente junto com a cebola às rodelas, os dentes de alho esmagados, o raminho de salsa, a folha de louro, a pimenta, o colorau, o vinho tinto que deve cobrir totalmente a carne e a margarina. Depois de tudo junto mexe-se e deixa-se ficar no frigorífico por 3 dias, mexendo de vez em quando. No fim dos 3 dias deita-se tudo num tacho de barro e leva-se ao lume para ferver durante 25 minutos. Depois de ferver durante este tempo acrescenta-se vinho, caso seja necessário, cobre-se a carne com folhas de couve e leva-se ao forno durante 1 hora e meia ou mais, até que a carne fique tenrinha.
No final retiram-se as folhas de couve com cuidado e serve-se a chanfana. Esta pode ser acompanhada com batata cozida ou arroz e salada de alface com agriões.

Este prato é geralmente confeccionado no dia anterior a ser servido dado que no dia seguinte o seu paladar é muito melhor.

No final a chanfana fica com este aspecto:





Para todos BOM APETITE!

2 comentários:

Filipe disse...

Eu posso garantir que, apesar do aspecto queimadinho da chanfana, ela estava divinal! E o bolo... hum..... sem palavras!
Beijocas!

Carla disse...

hummm que bom aspecto! Nunca comi chanfana por isso já copiei a receitinha =P
O vosso ninho está lindo, aqui em casa não durava muito tempo.

bjs, ate manhã!