30 de março de 2008

Muda a hora...

Esta madrugada voltá mos a acertar os nossos relógios para o horário de Verão.
Nem sempre compreendemos as razões que levam a que estas medidas se cumpram, no entanto, sabemos que esta alteração nos irá proporcionar dias de Verão mais longos. E é aqui que reside o segredo.
Ao que parece esta medida de alteração de horário, baseia-se numa política economicista e ecológica. O ser de dia até mais tarde, permite que a grande parte das pessoas termine o seu dia de trabalho ainda com luz do Sol evitando assim um consumo de energia eléctrica desnecessário na utilização de iluminação artificial. O mesmo se aplica em nossas casas. Ao chegar a casa de dia, poderemos realizar algumas das nossas tarefas aproveitando a luz natural e reduzindo os gastos energéticos.
É nesta ocasião, também, que costumamos ouvir a expressão "Hoje dormimos menos uma hora", mas eu como sou bastante dorminhoca prefiro pensar que vou dormir exactamente o mesmo número de horas que nos outros dias e que vou é estar menos uma hora acordada =P
Bom Domingo para todos!

28 de março de 2008

Soninho....

Finalmente! Nos últimos dois dias fui acordada antes da hora prevista. Tudo estaria calmo se tivesse acordado naturalmente... o problema é que fui acordada com o meu vizinho de baixo a martelar de tal forma que parecia que estava dentro do meu quarto.
No primeiro dia fiquei furiosa, odeio acordar assim, fico mal disposta e só me apetecia bater ao homem. No segundo dia então passei-me completamente, principalmente porque o Sr depois de me acordar calou-se com a barulheira 15 minutos depois, parecia que estava mesmo a querer chatear-me. Ontem deitei-me já a pensar que hoje a cena se ia repetir e que teria de fazer alguns comentários para que o Sr compreendesse que estava a ser inconveniente.
Com tudo isto, e apesar do barulho ser só pela manhã, parecia que andava mal dormida, faltava-me aquele pedacinho de sono que me iria fazer ficar bem disposta pelo resto do dia.
Hoje abri os olhos à hora que nos outros dias já não era possível estar a dormir...Silêncio e mais silêncio...hoje não havia marteladas. Por isso aproveitei e dormi até mais tarde do que seria suposto. Mas serviu para compensar os outros dias.

Dormir é dos melhores remédios. Faz-nos sentir alegres e com energia para o dia a dia. No entanto não devemos dormir demais, para podermos aproveitar o que está à nossa espera fora da camita!

25 de março de 2008

Domingo de Páscoa com Chanfana à moda da Lousã

Como de costume a Páscoa é passada em família e por isso eu e a minha família deslocámo-nos até à Lezíria Ribatejana para estarmos junto do resto da família.

Ao almoço de domingo de Páscoa houve Chanfana à moda da Lousã e para sobremesa um simples, mas saboroso bolo de chocolate decorado de acordo com a época festiva, com alguns fios de ovos e pequenos ovos de chocolate com recheio de amêndoa.

Para quem quiser experimentar a chanfana aqui deixo como fazê-lo:


Chanfana à moda da Lousã:

Ingredientes
- 1 Kg de cabra (ou carneiro);
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- 1 raminho de salsa;
- 1 folha de louro;
- 1 colher de café de pimenta moída;
- 1 colher de café de colorau;
- 1 colher de sopa mal cheia de margarina;
- 60g de banha (que não utilizámos porque a carne da cabra já é suficientemente gorda);
- 7,5 dl de vinho tinto;
- Algumas folhas de couve.


Preparação
A carne deve ser cortada e temperada com 3 dias de antecedência. Corta-se a carne e coloca-se num recipiente junto com a cebola às rodelas, os dentes de alho esmagados, o raminho de salsa, a folha de louro, a pimenta, o colorau, o vinho tinto que deve cobrir totalmente a carne e a margarina. Depois de tudo junto mexe-se e deixa-se ficar no frigorífico por 3 dias, mexendo de vez em quando. No fim dos 3 dias deita-se tudo num tacho de barro e leva-se ao lume para ferver durante 25 minutos. Depois de ferver durante este tempo acrescenta-se vinho, caso seja necessário, cobre-se a carne com folhas de couve e leva-se ao forno durante 1 hora e meia ou mais, até que a carne fique tenrinha.
No final retiram-se as folhas de couve com cuidado e serve-se a chanfana. Esta pode ser acompanhada com batata cozida ou arroz e salada de alface com agriões.

Este prato é geralmente confeccionado no dia anterior a ser servido dado que no dia seguinte o seu paladar é muito melhor.

No final a chanfana fica com este aspecto:





Para todos BOM APETITE!

20 de março de 2008

O Coelhinho da Páscoa...

Este fim de semana aguarda-nos uma data assinalada no nosso calendário como sendo a Páscoa, simbolizando a ressureição de Jesus Cristo.
E é nesta altura que se oferecem, como tradição, os famosos Ovos da Páscoa. Mas porquê Ovos? E porquê o Coelhinho da Páscoa?


Depois de alguma pesquisa...
O ovo era considerado, entre os cristãos primitivos do oriente, um símbolo de ressureição e nascimento para uma nova vida. Em alguns países da Europa costumavam-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas. Desta forma a imagem do Ovo da páscoa chega até aos nossos dias.
No entanto permanece a questão, mas porquê um coelho?? Os coelhos não põem ovos!
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Assim, tanto no significado judeu quanto no cristão, a Páscoa relaciona-se com a esperança de uma vida nova e é por isso que a esta época se associa a imagem do Coelho da Páscoa e dos seus ovinhos, de preferência de chocolate =P
Uma Páscoa Feliz!!

19 de março de 2008

Dia do Pai

Apesar de hoje já ter escrito, considero que é um dia que não deve ser deixado sem o mencionar. Hoje é o Dia do Pai, aquela figura tão importante nas nossas vidas, que nos abraça quando precisamos e nos dá a mão quando caimos. Não é preciso fazer grandes discursos acerca do Pai, basta sabermos que eles existem.

Para o meu Pai e para todos os Pais do Mundo um dia Feliz!

O Descanso Merecido!

Apesar das aulas do 2º semestre da faculdade terem começado há pouco mais de três semanas , o ritmo das aulas, as preocupações com horários e trabalhos, o estar mais tempo em actividade do que a descansar já começam a pesar e qualquer momento de descanso é extremamente bem-vindo.
Por isso decidi iniciar o período de férias da Páscoa com um fim de semana prolongado em plena planície alentejana.

Três dias de puro descanso sem quaisquer preocupações e tendo à nossa disposição lindas paisagens que nos lavam a vista, como as seguintes que vos deixo...
É sempre bom aproveitar estes momentos de descanso para confortarmos a nossa barriguinha com bolinhos apetitosos feitos por mãos experientes. Deixo-vos fotos destes bolinhos de cenoura e côco e outro de laranja, para abrir o apetite e em breve escrevo as receitas.



Até breve!

13 de março de 2008

O primeiro passo!

Olá a todos!
Durante muito tempo pensei em criar um blog só para mim, mas surgia sempre a mesma dúvida... o que vou escrever?
Depois de andar tanto tempo a consultar vários blogs de amigos e até mesmo desconhecidos foi o blog Carpe Diem de uma grande amiga, beijokas boas para a Carla, que me fez dar O primeiro passo! Cheguei à conclusão que não é preciso pensar muito para saber o que escrever, basta sermos sinceros com nós próprios e com os outros e tudo aquilo que poderiamos guardar só para nós pode ser transmitido para muitas mais pessoas lerem.

Deixo-vos então uma frase que eu própria digo a mim mesma quando me sinto em baixo e que pode ajudar qualquer um de nós...

"Se apesar de tudo o Mar continua azul e salgado, o Sol continua quente e a brilhar por que é que eu não hei-de continuar a SORRIR...??