6 de outubro de 2008

Pudim de Chocolate da Conceição [Desafio Mão na Massa]


Desde o momento em que vi o desafio quis logo participar. Este desafio consistia em trocar uma receita, cujo actor principal seria o chocolate, com um par escolhido à sorte e cada um teria de fazer a receita do outro. Se foi tirado à sorte, mais sorte eu tive, calhou-me a querida Conceição do Baú da conceição. Demoramos algum tempo a entrar em contacto, e confesso que eu própria não andava com muita disponibilidade. Mas assim que houve o primeiro contacto estava dado o primeiro passo. A Conceição foi brilhante ao detectar uma falha no meu blog, não existia uma única receita de pudim, por isso enviou-me esta receita de Pudim de Chocolate que foi a sobremesa do almoço deste domingo.

Pudim de Chocolate
7 ovos
5 dl de leite
50 g de chocolate em pó
1 colher essência baunilha ou 1 pequeno cálice de licor de chocolate (usei a essência de baunilha)
250 g de açucar

Misturar tudo e bater um pouco. Colocar em forma caramelizada e levar ao forno em banho -maria por 60 minutos.


É uma receitinha simples e muito saborosa!! No entanto, aconteceu um ligeiro precalço. Fiz o pudim em casa da minha avó e já se sabe, para alguém inexperiente mudar de cozinha é sinónimo de caos hihihi. Como o forno é velho e nunca mais tinhamos pudim para o almoço, a minha mãe achou que seria melhor fazer o banho-maria utilizando a panela de pressão. Reduzimos o tempo para 30 minutos e estávamos confiantes de que tudo iria sair bem. Estávamos bem enganadas, quando se desenformou o pudim ele desmoronou-se quase todo. O aspecto não ficou do melhor, tanto que nem me atrevi a fotografá-lo (supostamente) inteiro, mas o sabor continuou do melhor. Estamos ainda por descobrir se o acidente terá sido por estar mal cozido ou se por ter sido desenformado sem estar suficientemente frio, ou pelas duas razões. Seja como for, para a próxima ficará melhor!!!
Até breve!

7 comentários:

Odete disse...

Ja me nessa situacao muitas vezes...Ainda bem que seu pudim estava gostoso e nao se perdeu neh!

Beijos

Carla disse...

Miga que coisa boaaaaaa
Não há problema com o aspecto, o que importa é que estava delicioso!

Bjs grandes!!

Anónimo disse...

Olá, pela primeira vez tomei coragem e deixo aqui o meu comentário ao seu blogue que é simples mas, bonito.

De cada vez que o visito deleito-me a olhar para a imagem inicial, só demonostra que é uma pessoa sensível e atenta aos pormenores mais básicos da vida - o sorriso de uma criança!

Ainda bem que voltou ao seu cantinho que deixe-me que lhe diga, é muito bem tratado.

Permita-me a indiscrição e deixo-lhe uma sugestão, coloque músicas no seu blogue, porque assim só tornará as nossas visitas mais agradáveis (até porque aposto que possui um gosto musical apurado).

Até breve e já agora parabéns pelo nascimento da sua sobrinha.

Com delicadeza,

Maria dos Anjos

Mão na Massa disse...

Olá guida deve ter ficado delicioso! Não dá para enviar? :P

Queria-te pedir se posso usr essa receita e a foto da mesma num livrito de receitas que estou a preparar sobr o desafio. Posso?

bjs

Baú da Conceição disse...

Eu já o fiz muitas vezes, e em casa todos adoram, mas como lhe disse faço sempre no forno, e desenformo sempre depois de bem frio, normalmente faço no sabado e desenformo no domingo e tem dado sempre certo.
tenho foto dele no blog, se quizer dar uma vista de olhos
http://bau-receitas-conceicaocoelho.blogspot.com/2006/06/pudim-de-chocolate.html#links

não há nada como tentar novamente e ver o que acontece.

Beijinhos

Vivian disse...

que nada, existem coisas que devemos fazer vista grossa e o que importa é o sabor
bj

Anónimo disse...

o maximo!  gostava que fosses a arte-e-ponto.blogspot.comCarla