21 de novembro de 2010

Spaghetti com salsichas e castanhas

Fim de semana calmo em casa, e mais uma vez os pais não estão e por isso é preciso pensar no que fazer para o almoço. Gosto sempre de aroveitar quando tenho a cozinha por minha conta para experimentar coisas novas. Procurei nos livrinhos e revistas por alguma coisa para a qual tivesse os ingredientes necessários ou, pelo menos, forma de adaptar.

Optei por uma receita do livro "200 receitas massa" de Maria Ricci que foi deveras adaptada.

Spaghetti com salsichas e castanhas
 









Para 4 pessoas
Ingredientes
200g de salsichas frescas
75g de castanhas picadas grosseiramente
2 raminhos de manjericão picado + 1 raminho para servir
1 pacote de natas
4 porções de esparguete
50g de queijo ralado
5 colheres sopa de leite
sal e pimenta

Preparação
Abra as salsichas e retire a carne mantendo-a em pedaços. Aqueça uma frigideira grande, de fundo espesso, em lume brando, junte os pedaços de carne de salsicha e cozinhe, mexendo, até estarem um pouco dourados. A gordura das salsichas ao aquecer irá derreter e evita que a carne se pegue à frigideira.

Aumente o calor e misture as castanhas e o manjericão picado. Cozinhe, misturando, durante 1-2 minutos para dar cor às castanhas, depois deite as natas e ferva 1 minuto em lume brando até engrossar um pouco.

Coza a massa numa caçarola grande com água a ferver e sal até estar al dente. Escorra bem e envolva no molho.

Coloque sobre lume muito brando e adicione o queijo e o leite. Tempere com sal e pimenta. Envolva com cuidado até o molho ter engrossado e a massa estar bem envolvida. Sirva de imediato polvilhado com queijo ralado e um pouco de manjericão.

Alterações à receita:
Alterei alguns ingredientes porque não tinha os que constavam na receita. São eles:
o esparguete deveria ser tagliatelle, o queijo usei flamengo e indicavam parmesão, usei manjericão e a receita indicava tomilho.

Não sei qual o paladar da receita original, mas garanto-vos que a minha versão ficou, no mínimo, deliciosa!!! Espero que também gostem!!

Até breve!!

1 comentário:

Filipe disse...

Já me estou a salivar!!! Ehehehe!
Como vem sendo hábito neste cantinho, esta parece ser mais uma receita deliciosa!

Beijocas!