1 de abril de 2008

Dia das Mentiras....

Isto de ter um blog faz com que estejamos em constante raciocínio, a pensar o que poderei escrever da próxima vez, ou quando acontece alguma coisa pensa-se logo que seria óptimo colocar no blog. É por isso que me tenho interessado por pesquisar o porquê de determinadas coisas que estão fortemente instituídas e aceites por todos nós, e muitas vezes sem sabermos a razão!
Hoje é um desses dias. Hoje é o dia das Mentiras! Por certo já todos mentimos na vida, uns com mais ou menos frequência ou até mesmo mais ou menos gravidade. E todos fomos ensinados que "Mentir é feio", "Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um cocho", todos nós fomos educados com a ideia de que o correcto é pôr as mentiras de lado e dizer sempre a verdade.
No entanto, o que é certo é que existe um dia em que todos temos autorização para mentir, um dia em que podemos mentir à vontade. De onde e porque é que surgiu este dia???
Há muitas explicações para o aparecimento deste dia, umas relacionadas com França, outras com o Brasil, entre outras. Mas aquela que é mais conhecida, ou talvez não, leva-nos a França ao início do século XVI, quando o ano novo era festejado no dia 25 de Mraço, data que marcava a chegada da primavera., que era celebrada com festas tradicionais que se prolongavam até ao dia 1 de Abril. No entanto, em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei D. Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro.
Esta mudança não foi pacificamente aceite por todos os franceses, pelo que muitos continuaram a comemorar a chegada do novo ano a 1 de Abril. Outros que acharam esta atitude ridícula, passaram a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Fico sem compreender se a ideia das mentiras surge de alguns franceses comemorarem uma data que não era verdadeira no seu novo calendário, ou dos outros que todos os anos naquela data lhes preparavam partidas....
Ficamos pelo menos a saber que esta é umas das várias explicações para que este dia seja anotado no nosso calendário.
Até breve e Cuidado com as Mentiras que contam porque alguém pode acreditar!

2 comentários:

Carla disse...

Olá miga, espero que estejas melhor da constipação!
Adorei o texto, não fazia a mínima ideia da origem do dia das mentiras. Muito interessante! =)

bjs, até manhã!

Anónimo disse...

Espectacular!!
Nao fazia mesmo ideia da origem do dia das mentiras... mas realmente faz algum sentido.
Onde é que tu consegues encontrar tanta informação sobre tanta coisa diferente? Estas curiosisades que todos nós temos e nunca conseguimos arranjar resposta, tu finalmente vens em nosso auxilio ;)
Mt obrigado
Amilcar, o leitor atento