24 de outubro de 2010

Aventura ao jantar...

Sábado à tarde e ia ficar sozinha para jantar. Resolvi fazer massa de pizza  na máquina do pão. Seria a primeira vez que iamos utilizar a máquina sem ser para fazer mesmo pão. Como esta bela ideia o meu namorado, Jorge, decide ficar para jantar e por isso há que preparar pizza para dois. Pizza para aqui, pizza para ali, lembrei-me de em vez de pizza preparar um calzone. Que grande ideia....

Comecei por fazer a massa na máquina e tudo parecia correr bem, a massa ficou bem fofinha e fácil de trabalhar, apesar de um pouco elástica. Quando ficou pronta, fui estender a massa. Começou a aventura....


Já tinha lido e visto alguns vídeos sobre como estender a massa com as mãos, mas confesso que no final tive de me render e utilizar o rolo da massa, para que fosse mais rápido. Quando consegui que a massa tivesse um aspecto aceitável, apesar de muito longe de parecer um círculo perfeito coloquei os ingredientes que escolhi numa das metades da massa.
Segunda parte da aventura, começou quando quis fechar o suposto calzone, puxa daqui, puxa dali, (a massa realmente não ficou com a consistência apropriada), quando finalmente o consegui fechar e colocar no tabuleiro do forno, tinha tudo menos uma meia lua, mas sim um calzone amassado à granada!!!! Por esta altura julgava eu que a ventura teria terminado, afinal agora era só cozer no forno..... Muito enganada estava eu. A verdade é que deixei a massa, que ao estender ficou demasiado grossa, cozer demais e como resultado tive não um leve calzone, mas sim algo parecido a um pão alentejano com recheio.... apetitoso "ele" (deixei de saber como o chamar) estava, mas ficou muito longe do objectivo do jantar!!!


A receita da massa penso que realmente pode ficar muito saborosa numa simples pizza.

Massa de Pizza (2/3 pizzas):
3 dl de água
1/2 medida pequena da máquina de sal
1/2 medida pequena da máquina de açúcar
1 colher chá de alho picado
1 colher sopa de azeite
Oregãos q.b.
Queijo ralado a gosto
500g farinha
1/2 medida pequena da máquina de fermento seco

Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina, tendo o cuidado de no final colocar a farinha e o fermento, por esta ordem, para não interferir na levedação.
Utilizei o programa da máquina descrito como "Massa".

No final, fica uma grande aventura para contar.... e uma grande barrigada de pão alentejano recheado!!!!

Até breve!!

8 de outubro de 2010

Dia Aberto no Instituto Gulbenkian de Ciência






Para quem possa estar interessado numa actividade engraçada para sábado, apesar do mau tempo deixo-vos aqui a divulgação do dia aberto do Instituto Gulbenkian de Ciência, onde trabalho. Os visitantes podem conhecer as instalações, ver os animais, conversar com os investigadores e ficarem a par do trabalho que se desenvolve no instituto.



Informação detalhada em
http://www.igc.gulbenkian.pt/diaaberto/2010/index.html



Espero que possam participar!!


Até breve!!

5 de outubro de 2010

Paisagem Alentejana
















A brisa fresca da manhã, o calor morno da tarde, o aroma dos campos húmidos que abraçam as primeiras chuvas. Momentos de serenidade e cumplicidade com a Natureza que nos trazem paz de espírito.

Assim foram, estes dias de fim-de-semana prolongado, mas como tudo o que é bom acaba depressa. Volto amanhã ao trabalho e à rotina do dia a dia.

Até breve!

1 de outubro de 2010

Regresso...



















A pressa do dia-a-dia,
O querer fazer tudo em pouco tempo,
Querer ver, estar e abraçar as pessoas que amamos,
Não perder um minuto,
Viver ao segundo,
Respirar as emoções ao máximo.....


É assim que o tempo passa sem que nos demos conta! Foi assim, na azáfama do tudo por fazer que deixei de escrever! Espero agora poder voltar, voltar a escrever, voltar a ler, a saber o que por aqui se passa e voltar a abraçar os amigos que por aqui chegaram e a quem peço desculpa pela ausência.

Até breve!