19 de setembro de 2008

Muffins Borboleta [Chá da Tarde]


Este mês estreei-me a dobrar. Esta é a minha primeira participação no Chá da Tarde e é também a primeira vez que fiz muffins. Estes não são uns muffins comuns mas ainda assim são deliciosos.


Chamei-os de Muffins Borboleta:
Para a massa:
100g de manteiga
100g de açúcar
2 ovos
100g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha (não tinha e por isso usei açúcar baunilhado, mas para ter o mesmo efeito tem de se usar em mais quantidade do que se fosse a essência)

Para o recheio:
100g de manteiga amolecida
225g de açúcar em pó
1/2 colher de café de essência de baunilha (voltei a usar açúcar baunilhado)

Preparação:
1. Aquecer o forno a 200 ºC. Barrar forminhas com manteiga e passar com farinha.
2. Bater o açúcar com os ovos e o açúcar baunilhado. De seguida juntar a manteiga e a farinha com o fermento. Bater tudo muito bem até que a massa fique fofa.
3. Com a ajuda de uma colher encher cada forminha com a massa até meio.
4. levar ao forno a cozer durante cerca de 15 minutos. No final do tempo retirar do forno e deixar arrefecer bem.
5. Para o recheio, bater a manteiga amolecida (tirar do frigorífico com antecedência para que esteja molinha) com o açúcar em pó e o açúcar baunilhado até obter um creme aveludado.
6. Quando os muffins estiverem frios e com a ajuda de uma faca cortar um pequeno círculo no topo de cada um e cortar cada círculo ao meio (como na foto).
7. Usando um saco de pasteleiro ou uma colher rechear cada muffin com o creme de manteiga.
8. Por fim colocar as duas metades do círculo que cortou como se fossem asas de borboleta .












São muito fáceis e rápidos de fazer e bem gostosinhos. Depois é deixa fluir a imaginação e inventar novos recheios :)

Nos próximos dias vou estar ausente para ter mais ums diazinhos de férias. Finalmente o curso está acabado e a cabecita pode descansar.

Até breve!!

16 de setembro de 2008

10 minutos de poupança pelo nosso planeta...

Mensagem importante que encontrei no blog do Apokalipse:
"Escuridão mundial: No dia 17 de Setembro de 2008 das 21:50 às 22:00 horas propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'."
É certo que apagar todos os aparelhos é muito difícil, mas só que se apague a luz, os televisores e computadores, deixando só o frigorífico e a arca congeladora por certo já fará a diferença.
Vamos lá então a aderir a esta campanha, maioritariamente simbólica, mas que vai com certeza ter grande impacto ao nível do consumo de energia.

Até breve!

11 de setembro de 2008

Mais um prémio :)

Cá estou eu, ainda recuperar destes últimos dias de stress e que surpresa boa quando recebo este prémio e ainda por cima vindo de quem foi...O (nosso) CozinheiroDa Treta, que eu considero um grande senhor!!

O Prémio Dardos cujo objectivo é: "Reconhecer os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras…"

Regras a cumprir:
1. Aceitar exibir a distinta imagem e cumprir as regras.
2. Linkar o blog do qual recebeu o prémio.
3. Escolher quinze (15) blogs para entregar o Prémio Dardos

Agora, não querendo falta ao respeito pelo prémio não vou cumprir a regra de o distribuir por outros blogs...não conheço blogs suficientes de forma aprofundada para poder atribuir este prémio com justiça... sei que alguns o merecem, mas ainda assim, não seria justo para os outros aos quais ainda não dediquei toda a minha atenção. Por isso publico aqui o prémio como sinal de sincero agradecimento ao Apokalypsus e proponho que quem me visitar se sinta livre para atribuir este prémio a quem o mereça.

Até breve!

9 de setembro de 2008

Sem força...

Finalmente terminei!!! ou quase...
Estou de rastos, este fim de semana estive 40 horas seguidas acordada na tentativa de terminar o trabalho final de curso que era para ser entregue ontem. Não consegui!! Apesar de todo o esforço, meu e dos meus colegas (o trabalho é em grupo), de ficar sem dormir e lutar contra o tempo não fomos capazes de entregar o trabalho dentro do prazo. Infelizmente só hoje entregámos o trabalho e sabemos que vai haver uma penalização por atraso da entrega. Mas mais vale ter um pequeno desconto na nota do que entregar um trabalho feito à pressa e que sabiamos ter erros.
Apesar de todos os momentos de desepero e aperto de trabalho pelos quais já passei ao longo dos últimos quatro anos de curso. Estas últimas semanas foi por certo das piores... sinto-me extemamente cansada, o racicíonio não flui e o sono em atraso aperta.
Mas o pior de tudo é que parece que já acabou, mas ainda não. Falta apresentar o trabalho oralmente, falta preparar a apresentação para que nada falhe, ou falhe o mínimo possível...

Como devem calcular não tenho tido o tempo que gostaria para vos visitar, mas prometo que assim que conseguir recuperar deste cansaço vou voltar a visitar todos os cantinhos de que tanto gosto.

Até breve!

6 de setembro de 2008

Miminho de ouro!!!

Como sabem ando cheia de trabalho, mas penso que há ocasiões que merecem dois minutinhos do meu tempo e esta é uma dela...
Recebi da Janeca esta beleza, a quem agradeço imenso por se ter lembrado deste meu cantinho :)



Aproveito para repassar o mimo para:
Até breve!

3 de setembro de 2008

Comida & Música...

A Simone da Chocolatria lançou um evento espectacular, tão espectacular que me fez abandonar o trabalho só para participar antes que acabe o prazo, mas logo de seguida já vou regressar à papelada. O evento é um concurso que consiste em unir uma receita a uma música.
Pensei, pensei e descobri.
A minha receita, os Biscoitos de coco que já postei aqui ....

Biscoitos de Coco
Ingredientes:
- 300g de farinha
- 200g de açúcar
- 100g de coco
- 150g de margarina derretida
- meia chávena de chá de leite

Preparação:
Juntar todos os ingredientes e amassar até formar uma pasta moldável. Moldar a massa com a forma desejável e colocar no tabuleiro previamente barrado com um pouco de margarina (não precisa de muita, porque a pasta já têm alguma gordura). No final levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC e deixar entre 15 a 20 minutos.



A minha música, "Como uma Força" de nelly Furtado...






Porquê a escolha??? Da última vez que fiz estes biscoitos estava a ser transmitido na televisão um dos jogos da nossa selecção e eu a torcer que nem uma tontinha desejosa de um golinho que lá acabou por surgir...


Aproveito para agradecer à Simone as dicas de como colocar o filme aqui no post. Agora vou regressar ao trabalho e só voltarei quando estiver tudo acabado...

Até breve!

Um último esforço.....

Infelizmente não tenho podido dedicar-me aqui ao meu cantinho. Estou na recta final para a entrega do trabalho final de curso, e por isso não posso molengar =p
Agradeço a todos os que aqui têm vindo e prometo que assim que puder vou voltar ao ritmo do costume.

Até breve!