31 de julho de 2008

Bife de Fiambre


Num jantar desta semana para fugir aos pratos mais comuns de carne fizémos Bife de Fiambre.

Bife de fiambre

Numa frigideira coloca-se um pouco de margarina e um pouco de óleo (para não queimar), coloca-se o bife fe fiambre temperado com sal (o tempero dependerá do tipo de fiambre utilizado) e deixa-se alourar.

À parte, faz-se o molho misturando leite, farinha maizena, um pouco de mostarda e pimenta.

Quando o bife estiver loirinho, junta-se o molho e deixa-se levantar fervura.

Acompanhámos o bife de fiambre com arroz branco simples.


Dada a grande variedade de fiambres que se podem encontrar no mercado, perú, frango, porco, com ou sem sal, com ou sem gordura, o resultado final dependerá sempre do tipo de fiambre que se utilizar.

Até breve!

29 de julho de 2008

Desafio Top 10

A minha grande, grande amiga Carla do Carpe Diem lançou-me o desafio de escolher as 10 melhores fotografias de receitas publicadas. A verdade é que o meu cantinho tem pouco tempo de existência e não tenho muitas receitas para escolher. Mas das poucas que tenho escolhi as melhores.

Regras do desafio:
1 – Publicar 10 fotos das nossas receitas preferida.
2 – Colocar o nome e o link do blogue da pessoa que me indicou.
3 – Passar a 5 amigas(os) e deixar comentário no cantinho de cada um.

Vou passar o desafio a 5 pessoas que eu penso ainda não terem participado:
Cenourita - A Tasca da Cenourita

Apok@lypsus - O Cozinheiro da Treta

Marta - O Meu Cantinho

Vivian - Aos 30

Nani - Manjar de ideias doces... e não só!

As meu Top 10 da esquerda para a direita e de cima para baixo:

- Salada de queijo feta com tomate cereja

- Bicoitos de coco

- Salada de massinhas [Fusilli com queijo, fiambre e cogumelos]

- Cheesecake de frutos silvestres

- Bolo delícia de chocolate

- Rolo de Carne com chourição e queijo

- Delícia de suspiros com morango

- Bolo de curso

- Fusilli tricolor com salmão

- Crepe com chocolate e gelado

Até breve!

28 de julho de 2008

Semana do Aproveitamento Integral dos Alimentos

A Fer iniciou a semana passada uma campanha chamada a Semana do Aproveitamento Integral dos Alimentos. Consiste em utilizar partes dos alimentos que geralmente são considerados resíduos e desperdícios. Achei a ideia genial, mas no entanto pensei e percebi que cá em casa nunca fizémos nem tinhamos conhecimento de nenhuma receita que se pudesse aplicar. No entanto, lembrei-me que, apesar de cá em casa não fazermos receitas com os supostos desperdícios, nós evitamos que surja um novo resíduo. Confuso?? O que quero dizer é que cá em casa é muito frequente cozinharmos e comermos as batatas com casca. O descascar das batatas, para além de geralmente nos roubar um pouco da própria batata, gera uma quantidade considerável de resíduos.
Experimentem assar no forno ou cozer as batatas com casca e vão ver como continuam deliciosas.
Até breve!

20 de julho de 2008

Salada de queijo feta com tomate cereja...

Numa tentativa de descansar e estar com a família, este sábado fomos passar o dia a casa da avó. Para o dia ser completo e totalmente delicioso tem de haver sempre um pitéu... Desta vez tivémos para entrada do jantar...


Salada de queijo feta com tomate cereja
Numa frigideira colocar um pouco de azeite e alho picado e deixar alourar. Juntar ao azeite os tomates cereja bem lavados e envolver bem. Juntar o queijo feta cortado aos cubinhos e um pouco de manjericão. No final envolver tudo muito bem e servir.

Nota: Já experimentámos fazer com várias marcas de queijo feta, mas até agora a que mais nos agradou foi o queijo Milbona que se pode adquirir no Lidl.

O resultado foi delicioso...

Aproveito para com esta delícia participar no 2º Concurso do portal Paracozinhar.

Até breve!

17 de julho de 2008

Salada de massinhas [Fusilli com queijo, fiambre e cogumelos]


Aqui estou eu de volta às receitinhas e às visitas aos vossos blogs, que já estou em falta há imenso tempo... esperem por mim que eu estou a caminho! :)

Já tenho estas fotos há tanto tempo à espera de as postar que já tenho saudades de comer esta salada de massinhas, como todos cá em casa a conhecem. É uma salada muito rápida de fazer, simples, fresquinha, ideal para os dias quentíssimos que nos têm acompanhado e é mesmo muito saborosa.
A salada de massinhas, surge pelo nosso gosto de passear pelo país fora e de aproveitar todos os momentos sem ter muitas despesas. Por isso é bastante frequente sairmos por aí fora, mas levamos o almoço connosco dentro da geleira :P Nestas ocasiões o almoço tem de ser algo rápido de comer que não dê muito trabalho, para podermos continuar com o passeio...

Fusilli com queijo, fiambre e cogumelos

Cozer as massas em água e sal. Depois de cozidas escorrer e deixar arrefecer. Às massas juntar queijo e fiambre cortado em pedacinhos e cogumelos laminados. À parte, misturar um pouco de maionese com ketchup e juntar à massa. Envolver tudo muito bem.


Até breve!

Momentos de desespero e posterior recuperação...

Há mais de uma semana disse que faltavam dois ou três dias para ficar disponível e poder voltar a dedicar-me a este meu cantinho. Na verdade depois desse dia o tumulto de trabalho avolumou-se e o estar a estudar para um exame deixar de parecer factor de stress. Esta semana ando de volta do trabalho laboratorial do meu trabalho final de curso... sem palavras...

Não posso dizer que tem estado a correr mal, mas a verdade é que a ansiedade e o cansaso fazem com que tudo pareça negro, muito negro. Tenho saido de casa bem cedo e chego muito tarde, a cabeça não pára de pensar em hipóteses para ultrapassar este e o outro problema e no final desespero e choro :( Eu sou assim mesmo, quando ando cansada e desesperada choro para aliviar. Ontem então foi um desses dias, o trabalho não correu pelo melhor e chorei que me fartei...

Hoje, depois de dormir o Mundo não parecia tão negro, mas quando cheguei ao laboratório a dura realidade continuava lá, mas não fiquei triste. Foi muito importante o apoio do namorado, e também colega de trabalho para as coisas parecem menos más. Obrigado meu amor!

Agora sim, prometo que me vou dedicar aqui ao cantinho pelo menos um pouquinho mais. Obrigado a todos os que continuam a visitar!

Até breve!

9 de julho de 2008

Época de exames...

Estas últimas semanas têm sido realmente muito desgastantes. A ideia de casa -> escola -> casa está bem assente e vai durar pelo menos até sexta feira. Por isso não me tenho dedicado ao blog, por falta de tempo e também, confesso, paciência...
Ando extremamente cansada e quando venho à net vejo o mail e se tenho comentários ao blog e pouco mais. Nem sequer vos tenho visitado para saber das novidades.
Não posso deixar de agredecer a todas vocês que têm passado por aqui a deixar o vosso carinho e força, a perguntar como correm os exames e a desejar Sorte. Muito Obrigado!!!
Na sexta-feira faço o último exame, espero eu, e a partir daí apesar de ter de trabalhar para entregar o trabalho final de curso em Setembro, vai ser diferente, fazer um trabalho é muito diferente de estudar intensivamente. E aí sim, poderei voltar à rotina de visitar os blogs das amigas e voltar a cuidar do meu.
Beijinhos e muito obrigado pelo apoio!!
Até breve!